Escritor. Jornalista. Empresário. Oito livros publicados, mais de 200 mil exemplares vendidos. 30 anos de carreira como bússola num mundo em transformação. Uma transformação intensa, por vezes angustiante, sempre fascinante. Mais de 500 marcas já contaram com Pedro como guia pelo maremoto digital que nos pegou a todos. Uma mudança que a IA só vai acelerar mais.

Pedro Doria, um homem de cabelo escuro, barba grisalha, usando óculos amarelos, camiseta preta, olhando para cima, com fundo branco.

Nos últimos anos, o trabalho de Pedro vem se concentrando na interpretação dos impactos da tecnologia — em especial da inteligência artificial — sobre poder, democracia, instituições e tomada de decisão.

É fundador e editor do Meio, um dos veículos mais influentes da nova imprensa brasileira, e colunista de O Globo e da CBN, onde analisa semanalmente a relação entre tecnologia, sociedade e política. Sua coluna circula de forma ininterrupta desde 2004, passando pelos três principais jornais do país.

Autor de oito livros, seus trabalhos mais recentes exploram a história política brasileira como ferramenta para compreender o presente. Em Fascismo à Brasileira (Planeta, 2021), investiga as origens históricas da extrema direita no país.

Ao longo da carreira, viveu por dois períodos no Vale do Silício e foi Knight Latin American Fellow na Universidade de Stanford. Lá, estudou estudou ciência política e transição digital. Ele é também Peter Jennings Fellow no National Constitution Center, dedicado ao estudo da Constituição americana.

Doria foi editor executivo de O Globo e editor-chefe de conteúdos digitais do Estadão. Liderou equipes premiadas, incluindo o Prêmio ESSO de Melhor Contribuição à Imprensa. Recebeu, entre outros, o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de tecnologia e o Bobs, da Deutsche Welle.

Carioca, atua hoje como palestrante no Brasil e no exterior, ajudando lideranças empresariais, instituições e organizações públicas a compreender como a tecnologia reorganiza estruturas de poder — e por que decisões tomadas agora terão efeitos duradouros.